Missionária recebe apoio e deixa de fazer cultos debaixo de árvore

share on:

18/09/2017

A missionária Rosenilda Almeida está há mais de dois anos convivendo com o povo Balanta  na aldeia Ponta Vicente, em Guiné-Bissau. O país fica no continente africano, tem aproximadamente 1,8 milhão habitantes e a religião predominante é o islamismo, seguido por 50% da população. 40% seguem crenças nativas, reconhecidas por práticas animistas, e apenas 10% dos guineenses são cristãos. Existe uma resistência muito grande ao cristianismo no país. Além disso, a condição social da população é muito precária. Guiné-Bissau ocupa a posição 178 no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano medido pela ONU.

É nesse contexto que a missionária Rosenilda atua, e com autorização de líderes locais, ela iniciou um projeto informal onde se reunia com adolescentes embaixo de uma mangueira. Durante essas reuniões, ela fazia cultos, discipulado, auxiliava os jovens nos estudos com reforço escolar e palestrava sobre saúde e cuidados com o corpo.

A mangueira deixou de fazer as vezes de sala de aula quando Santidé, o homem mais velho da aldeia, percebeu as condições precárias em que se davam as reuniões e ofereceu para missionária um terreno de 2.500 metros. Na época, ele falou para a missionária que era velho e que iria morrer logo, mas queria que as crianças e jovens de sua aldeia conhecessem ao seu Deus. Ele disse, ainda, que queria uma escola e um local de saúde para ajudar seu povo.

O desejo do ancião foi realizado. Hoje o espaço abriga uma escola dominical, reuniões com mulheres e meninas, atendimento e orientação de saúde, além do Jardim Escolar Infantil Bu Wakele, que quer dizer “Deus nos abençoou”. Todas às atividades são coordenadas pela missionária Rosenilda Almeida.

O senhor Santidé faleceu no dia 25 de julho deste ano e sempre será lembrado na Aldeia Ponta Vicente em Guiné-Bissau.

Fonte: Guiame

Ouça a reportagem:

 

Produção e apresentação: Daniel Beltrão
Coordenação: Renata Theodoro
Supervisão: André Castilho
Realização: Rádio Trans Mundial