Maranhão tem a cidade com maior proporção de evangélicos

share on:

16/04/2019

A cidade fica no sul do Maranhão, tem apenas 5.000 habitantes e a predominância de sua população é explicada em seu próprio nome. São Pedro dos Crentes tem uma das maiores proporções de evangélicos no país.

O último Censo do IBGE aponta que 51% de habitantes do município são evangélicos. Mas os moradores locais contestam esse dado e afirmam que está subestimado. Segundo eles os evangélicos são pelo menos 70% da população local. A média nacional segundo o Datafolha é de 29%. Em suas poucas ruas, São Pedro dos Crentes tem dez igrejas evangélicas, estabelecimentos comerciais com passagens bíblicas pintadas na parede e apenas três botecos atendendo à minoria, segundo a maioria da população, de “desviados”.

A fé da cidade é explicada em sua origem. Na década de 1940, a fazenda São Pedro, de propriedade da igreja Assembleia  de Deus, foi dividida em lotes que foram doados para famílias evangélicas que vieram de fora, dando origem a uma vila pertencente à cidade de Estreito. Em 1994, houve a emancipação e São Pedro dos Crentes se tornou um município maranhense.

O pastor Manoel Lima de Souza, titular da maior igreja do município, fez a seguinte constatação: “A igreja normalmente surge da cidade, aqui a cidade surgiu da igreja”. Ele destacou ainda que pregar para uma cidade de convertidos é um desafio, pois exige muito preparo. São Pedro dos Crentes é uma cidade relativamente pobre, mas com ruas limpas e asfaltadas, boa estrutura de saúde e um comércio movimentado. A base da economia é a agricultura familiar. A cidade não tem delegacia, apenas um destacamento da Policia Militar. Episódios de violência são praticamente inexistentes. Para o soldado Wellington, o alto índice de evangélicos contribui para a cidade ser tão pacífica.

Fonte: Site Guiame

Produção e apresentação:Daniel Beltrão
Coordenação:Kaká Rodrigues
Supervisão: André Castilho
Realização:Rádio Trans Mundial