KGB revista igreja no Tajiquistão

share on:

27/03/2018

No domingo, dia 11 de março, alguns homens visitaram uma igreja no Tajiquistão. A princípio eles se comportaram normalmente e ficaram apenas ouvindo. Depois um deles começou a gravar vídeos e outros dois começaram a andar pelas dependências da igreja, entrando em todas as salas. Quando o pastor e os diáconos perguntaram o que eles estavam fazendo, a resposta foi rude. Os homens disseram que não era da conta deles quem eram e o que queriam. Falaram ainda que teriam que abrir todas as portas para eles checarem.

Depois algum tempo um deles mostrou sua identificação como membro da KGB, serviço secreto do governo, e o mandado para averiguar a igreja. Os oficiais interrogam o pastor e os líderes da igreja durante quatro horas. Enquanto dois faziam o interrogatório, outros dois vasculharam todas as salas e apreenderam vários livros “para pesquisa” segundo eles. Nos próximos dias, vários líderes da igreja serão convocados para comparecer ao escritório da KGB.

Segundo o pastor, a impressão é de que os oficiais estavam buscando motivos para fechar a igreja e para tirar a licença oficial de funcionamento. A República do Tajiquistão fica localizada na Ásia Central, tem aproximadamente 9 milhões de habitantes, dos quais 62 mil são cristãos. A religião do país é o Islamismo, com predominância de 98 por cento da população.

A missão Portas Abertas pede oração pela proteção e segurança dessa igreja, e para que aqueles que forem convocados à KGB tenham sabedoria e segurança no Espírito Santo para responder a todos os questionamentos. A igreja pode perder a licença de funcionamento por qualquer arbitrariedade das autoridades.

Fonte: Portas Abertas

 

Produção e apresentação: Daniel Beltrão
Coordenação: Renata Theodoro
Supervisão: André Castilho
Realização: Rádio Trans Mundial