Exército de Camarões transforma igrejas em quartéis

share on:

10/12/2018

A violência em Camarões ganhou uma dimensão jamais vista antes. Os cristãos estão clamando contra essa situação, até igrejas estão sendo transformadas pelo exército em quartéis militares.

A explicação para tanta violência, são os protestos que estão acontecendo na região de língua inglesa do país, onde alguns grupos militantes criaram a autoproclamada República da Ambazônia, em oposição ao que eles dizem ser uma opressão do lado do país que fala francês.

Centenas de pessoas foram mortas este ano, e outras milhares foram forçadas a fugir e se refugiar em outros países. Cerca de 50 escolas primárias e secundárias e hospitais cristãos foram afetados, enquanto pelo menos quatro igrejas foram transformadas em quartéis militares.

Sequestros também têm ocorrido com frequência. 78 crianças foram levadas por homens armados das milícias de Ambazônia de uma escola dirigida pela Igreja Presbiteriana. Todas foram devolvidas no início de novembro. A escola presbiteriana disse que fechará devido a preocupações com segurança.

O missionário americano Charles Wesco foi morto no final de outubro, quando foi pego em “fogo cruzado” entre o exército de Camarões e as forças separatistas de língua inglesa. A informação é do governo dos EUA. Wesco tinha se mudado para Camarões com sua família, que inclui oito crianças, no início de outubro.

Fonte: Guiame

 

Produção e apresentação: Daniel Beltrão
Coordenação: Kaká Rodrigues
Supervisão: André Castilho
Realização: Rádio Trans Mundial