Evangélico britânico é preso por pregar nas ruas

share on:

06/03/2019

Oluwole Ilesanmi, é cristão, tem 64 anos, e no final do mês passado estava pregando o Evangelho perto da estação de metrô de Southgate em Londres, na Inglaterra. Supreendentemente Olu, como é mais conhecido, foi repreendido por policiais, detido e levado a delegacia. Segundo as autoridades a ação se justifica, porque, supostamente haviam queixas sobre seu comportamento e para “evitar a violação da paz”. O momento da prisão foi gravado, publicado na internet e o vídeo viralizou, tendo aproximadamente 3 milhões de visualizações. Uma das partes que chamam a atenção é quando Olu protesta pedindo que não retirem a Bíblia dele. Liberado algumas horas depois, após ter dado depoimento em uma delegacia, o evangélico reclama que lhe foi negada a “oportunidade de espalhar o Evangelho”.

O Reino Unido é o berço do movimento missionário que levou o evangelho a muitos países no século 19. Contudo, nas últimas décadas o cristianismo no país está em decadência. Igrejas históricas foram fechadas, transformadas em mesquitas ou vendidas para empresas.

Apoiado por diferentes grupos religiosos, como o Christian Concern, e alguns políticos, Olu se tornou uma espécie de “símbolo” da perseguição religiosa no país. Alguns apoiadores questionaram porque nada acontece com pregadores islâmicos que tomam as ruas e pregam contra as demais religiões ou os que fazem discursos em mesquitas defendendo a morte dos “infiéis”. Olu revelou que depois de dar seu depoimento na delegacia voltou ao local onde foi preso para retomar a pregação.

Fonte: Site Guiame

Produção e apresentação: Daniel Beltrão
Coordenação: Kaká Rodrigues
Supervisão:André Castilho
Realização:Rádio Trans Mundial