Distrito canadense tenta impedir o ensino da Bíblia em escolas por considerá-la um livro homofóbico

share on:

23/06/2017

A academia Cristã Cornerstone, em Alberta no Canadá, está sendo convidada a parar de ensinar sobre as passagens da Bíblia que podem ser consideradas “ofensivas”. A presidente da Divisão Escolar Battle River, Lauri Skori, disse à diretora da Cornerstone, Deanna Margel, que qualquer Escritura que possa ser considerada ofensiva a indivíduos particulares não deve ser lida ou estudada na escola. Skori disse que seria inadequado para a escola, compartilhar “qualquer ensinamento que possa condenar a orientação sexual de alguém”. Já a diretora da escola respondeu que tal proibição fere não só a liberdade religiosa, mas também a liberdade de expressão da instituição cristã.

No dia 15 de junho, a escola e o conselho se reuniram para discutir o assunto. O jornal ‘National Post’ informou que 50 representantes da Cornerstone estiveram presentes na reunião. Skori acusou a Cornerstone de transformar a “discussão em um espetáculo público”. Ela também disse que a Cornerstone “quebrou a confiança” da Divisão Escolar e estava tentando “criar controvérsia” chamando a atenção para a questão.

A instituição atualmente recebe financiamento do governo canadense e está listada como uma “escola alternativa”. Eles estão sob um acordo com a divisão escolar que protege seu direito de ensinar seus princípios básicos. Mas Skori tem pressionado a Cornerstone a negar seus valores há algum tempo. No início deste ano, ela fez a escola remover uma passagem Bíblica de seu site.

A escola procurou os advogados do Centro de Justiça para a Liberdade Constitucional. O presidente da instituição, John Carpay, enviou à Divisão Escolar uma carta de oito páginas, apontando problemas com a proibição “injustificada e irreal” sobre o ensino da Bíblia na Cornerstone. Oito horas depois que Carpay enviou sua carta, a Divisão respondeu via e-mail, que manteria sua posição, de acordo com a diretora Margel. Carpay disse que a escola deve ter permissão para ensinar os valores cristãos aos seus estudantes.

Ele disse também que os curadores não têm o direito de impor sua própria ideologia em escolas com as quais eles não concordam.

Fontes: GUIAME e CBN NEWS

Confira a Reportagem:

 

Produção e apresentação: Daniel Beltrão
Coordenação: Renata Theodoro
Supervisão: André Castilho
Realização: Rádio Trans Mundial