20/11/2017
O Dia da Consciência Negra foi instituído no Brasil em 2003, e tem como objetivo ser um momento de reflexão sobre o período de escravidão no país. Os primeiros escravos chegaram no Brasil oriundos do continente africano em 1539 e a mão de obra escrava só foi abolida em 1889. A data, 20 de novembro, coincide com o dia de Zumbi dos Palmares, ultimo líder do Quilombo de Palmares, que ficava em Pernambuco, o maior quilombo do período colonial.
A Aliança Evangélica Pró Quilombolas do Brasil está promovendo a partir de hoje a uma semana de oração pelos quilombolas. As comunidades quilombolas são agrupamentos de descendentes de escravos que vivem num sistema econômico de subsistência e preservam as manifestações culturais do passado.
Para organizar o movimento foi estabelecido um roteiro, e no primeiro dia o motivo de oração é pelas famílias quilombolas.
Eu conversei com Tácito Vivas, ele é advogado, missionário e milita voluntariamente com sua profissão pelos quilombolas na periferia de Salvador. Ele falou como as famílias quilombolas são organizadas.
Ouça a reportagem:
Produção e apresentação: Daniel Beltrão
Coordenação: Renata Theodoro
Supervisão: André Castilho
Realização: Rádio Trans Mundial