Convenção Batista cria programa para tratar a saúde emocional dos pastores

share on:

22/02/2019

Após uma série de casos de suicídio envolvendo pastores, dentro e fora do Brasil, a Convenção Batista de São Paulo criou um programa de prevenção. O projeto tem o objetivo de dar aos pastores suporte emocional, espiritual e psicológico. A iniciativa é inédita e poderá ser expandida para todo o Brasil.

Intitulado “Programa de Mentoreamento do Projeto Josué”, o programa é coordenado pelo pastor Abner Morilha. O pastor, que também é psicólogo e professor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, foi o responsável pelo levantamento de informações que visam ajudar no cuidado aos pastores.

Em uma palestra recente para a Ordem dos Pastores Batista do Brasil, o pastor Morilha explicou a importância do projeto, uma vez que os pastores fazem parte do grupo de risco de transtornos emocionais como depressão, ansiedade, “burnout” e ideação suicida. Ao identificar características comuns envolvendo os pastores, no tocante as dificuldades de ordem emocional, é possível traçar um plano estratégico de abordagem para ajudar a resolver ou amenizar esses problemas. Por serem líderes com a responsabilidade de guiar a Igreja, zelar pelas pessoas e ensinar a Palavra de Deus, muitos pastores não têm a oportunidade de compartilhar suas angústias e dificuldades, com o receio de que isso possa afetar de alguma forma o seu rebanho. A importância do projeto se dá exatamente na possibilidade de que os pastores possam se abrir mais e ter pessoas capacitadas para lhes ouvir.

Fonte: Gospel Mais

Produção e apresentação: Daniel Beltrão
Coordenação: Kaká Rodrigues
Supervisão:André Castilho
Realização:Rádio Trans Mundial