Bíblia pode chegar a 98% população mundial em 18 anos

share on:

07/07/2017

Nesta semana aconteceu um encontro de líderes de Sociedades Bíblicas em Sydney, na Austrália. O evento reuniu representantes das 148 sociedades bíblicas, que se uniram para estabelecer parcerias e trocar experiências, com o objetivo de aumentar o alcance das Escrituras no mundo.

Uma boa notícia foi divulgada durante o evento: a mensagem bíblica escrita já está disponível em línguas faladas por 90% da população mundial. Alexander Schweitzer, coordenador de tradução da Bíblia para a União das Sociedades Bíblicas, deu outra notícia melhor ainda durante o evento: até 2035 a tradução da Bíblia deverá alcançar 98% da população mundial.

A Bíblia já foi traduzida para cerca da metade das 7 mil línguas do mundo. Desses idiomas, 648 têm uma Bíblia completa, e outros 1.432 têm o Novo Testamento. O grupo de línguas que tem a Bíblia completa contempla 5 bilhões e 16 milhões de pessoas. A população mundial hoje é de mais de 7 bilhões de pessoas.

Michael Perreau, também da União das Sociedades Bíblicas, é mais otimista. Ele disse à agência Eternity News que se for mantido a ritmo atual no avanço das traduções, até 2033 a Bíblia estará traduzida em todas as línguas do mundo.

A União das Sociedades Bíblicas está trabalhando em 403 projetos de tradução, sendo 177 deles a primeira tradução da Bíblia para um novo idioma. Há também 116 novas traduções para locais onde a Bíblia já existe, mas precisa de novas versões devido à evolução destes idiomas e dialetos.

Alexander também destacou a importância do treinamento de mais tradutores. Eles estão aumentando a oferta de treinamento e até 2022, estima-se que mais 313 tradutores estarão trabalhando.

Hoje também é possível que um tradutor local realize o trabalho com o auxílio de um software desenvolvido pela União das Sociedades Bíblicas. Com o uso da tecnologia, são necessários quatro anos para traduzir o novo testamento e sete para traduzir o velho. Antes eram necessários mais de 20 anos para uma pessoa traduzir sozinha. Também estão em andamento 22 projetos de tradução em idiomas de sinais. Existem mais de 400 no mundo.

Fonte: Guiame

Confira a Reportagem:

 

Produção e apresentação: Daniel Beltrão
Coordenação: Renata Theodoro
Supervisão: André Castilho
Realização: Rádio Trans Mundial