3 igrejas foram reabertas na Argélia

share on:

15/06/2018

Em novembro de 2017 e fevereiro de 2018, três igrejas foram fechadas na Argélia. Elas ficam localizadas nas províncias de Ain Turk, Orã e El Ayaida. No dia 10 de junho, o governador da província de Orã assinou uma ordem autorizando a reabertura incondicional dessas três igrejas. Oficiais de segurança desbloquearam as igrejas, que haviam sido interditadas.

As igrejas são afiliadas à Igreja Protestante da Argélia, associação de igrejas evangélicas do país. A ordem para reabrir não confere às igrejas o registro legal necessário de acordo com uma lei de 2006, que diz que igrejas precisam ter permissão de um comitê nacional. Na prática, esse comitê não se reúne, logo um pedido de registro nunca foi considerado ou aprovado.

Desde novembro de 2017, pelo menos dez igrejas foram fechadas ou ordenadas a parar suas atividades na Argélia. Os fechamentos mais recentes ocorreram no último fim de semana de maio. A Argélia fica localizada no norte do continente africano, tem uma população de 41 milhões de habitantes, dos quais mais de 68 mil são cristãos. Sua religião oficial é o islamismo e o país ocupa a 42º posição na Lista Mundial da Perseguição elaborada pela missão Portas Abertas.

Fonte: Portas Abertas

 

 

Produção e apresentação: Daniel Beltrão
Coordenação: Kaká Rodrigues
Supervisão: André Castilho
Realização: Rádio Trans Mundial