A Rádio Trans Mundial começou a atuar no Brasil em 5 de fevereiro de 1970, na Igreja Batista Alemã de São Paulo.

Porém, a história da Trans World Radio (Rádio Trans Mundial) no mundo já havia começado em 1954 com um ministério que se espalharia pelo mundo. Em 1964, a TWR começou a transmitir programas em português de Bonaire, no Caribe, alcançando a região norte do Brasil. Quando o ministério foi iniciado no Brasil, os programas eram produzidos na língua alemã, com o objetivo de alcançar essa comunidade imigrante no país.

Em 1973 foi lançada a pedra fundamental do prédio que hoje é a sede da RTM no Brasil. O primeiro programa produzido em português foi o Criança Feliz e, aos poucos, toda a programação passou a ser produzida em português.

Ao longo desses anos pudemos contar com o envolvimento de cristãos comprometidos com o Senhor neste ministério. Durante muitos anos, Davi Nunes foi produtor e apresentador do programa Através da Bíblia, que hoje é produzido e apresentado por Itamir Neves. Russell Shedd teve seu livro Pecados e Pecadinhos transformado em programa de Rádio pela RTM. Luiz Sayão também compõe o time de produtores e apresentadores da RTM com o Rota 66 e outros programas. Israel Mazzacorati compõe o time da RTM por meio dos programas como o Espelho na Janela.

Também fazem parte do nosso time Janus Tarso, apresentador do programa Mensagem para Hoje, Nelson Bomilcar, com o programa Sons do Coração, Rubinho Pirola, com o seu Café com Deus, Dora Bomilcar, apresentadora do Entre Amigas, Susie Pek, apresentadora do programa Mulheres de Esperança, e Marcelo Santos, apresentador do História da Igreja. Além disso, produzimos os programas Atletas no Ar em parceria com Atletas de Cristo, que já foi apresentado por Alex Dias Ribeiro e hoje é apresentado por Marcos Grava, e Um Tempo com Deus, em parceria com a Igreja Metodista do Brasil e No Cenáculo. Esse programa já foi apresentado por Nelson Luis Campos Leite e hoje é apresentado por Marcos Garcia.

Além disso, muitos outros cristãos colaboram com o Presente Diário, devocional produzido pela RTM desde 1997.

Hoje, além de programas na nossa língua oficial, temos programas em três dialetos indígenas, que continuam sendo retransmitidos por meio de Bonaire.

O objetivo da RTM é proclamar as boas novas de Jesus a tantas pessoas quanto possível, além de instruir os fiéis na doutrina bíblica e na vida cristã diária. Para alcançá-lo, hoje usamos diversos meios de comunicação, como o rádio, a internet, as cartas e os livros, para levar conteúdo de qualidade para toda a família com ensino bíblico, entretenimento e jornalismo. Queremos permanecer firmes até a volta de Cristo, cumprindo nossa missão de levar o evangelho a toda criatura.

Como alcançar um país que passa por perseguição religiosa, dificultando a entrada do Evangelho?

Provavelmente Paul Freed se perguntou a mesma coisa diante de seu objetivo de levar o evangelho à Espanha em 1954. A solução encontrada pelo fundador da Trans World Radio foi utilizar uma emissora no norte da África, na cidade de Tânger, para que a palavra de Deus rompesse barreiras geográficas por meio do rádio e alcançasse aquela região.

Passados alguns meses, a recém-inaugurada TWR conseguiu se mudar para a cidade de Monte Carlo, em Mônaco, adentrando a Europa. Assim se iniciou a história do ministério da TWR, que se espalharia por mais de 160 países e que hoje realiza transmissões em mais de 220 idiomas e dialetos, sendo a maior rede de radiodifusão do planeta em número de línguas transmitidas.

A Rádio Trans Mundial do Brasil é parceira ministerial da TWR, que demonstra uma liderança global, visão e compromisso em missões. Temos o mesmo propósito e objetivo: auxiliar as igrejas na pregação do Evangelho.

Nossa visão é transmitir o Evangelho para todas as pessoas, de todas as gerações, utilizando os meios de comunicação de massa para que se tornem discípulos de Cristo.

Já a nossa missão é levar os cristãos a adorar a Deus, instruí-los na doutrina bíblica e motivá-los a ter uma vida diária com Cristo e proclamar o Evangelho da salvação para o maior número de pessoas por meio dos diversos meios de comunicação de massa, com o propósito de auxiliar a Igreja na proclamação do Evangelho de Jesus Cristo.

Cremos na inspiração divina e na infalibilidade das Sagradas Escrituras (Antigo e Novo Testamento) como Palavra de Deus;

Cremos no trino Deus: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo;

Cremos na pecaminosidade total da natureza humana; na eterna perdição do homem não remido e, portanto, na indispensável necessidade do renascimento espiritual;

Cremos na divindade da pessoa de Jesus Cristo, no seu nascimento da virgem Maria, na sua morte expiatória na cruz, na ressurreição corporal dos mortos e na sua ascensão aos céus, na sua elevação à destra de Deus e na sua volta para o julgamento final dos vivos e dos mortos;

Cremos na morte sacrificial de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, que derramou seu sangue por nós;

Cremos na ressurreição dos remidos para a vida eterna em glória e na ressurreição dos não remidos para a eterna condenação;

Cremos na santa Igreja Cristã, na comunhão dos remidos, o corpo de Jesus Cristo;

Cremos que Jesus Cristo ordenou à Igreja a missão universal, conforme Mateus 28:19 e 20 e paralelos dos outros evangelhos, bem como Atos dos Apóstolos 1:8.