Luiz Sayão é teólogo, linguista, hebraísta, tradutor bíblico e pastor da Igreja Batista Nações Unidas, em São Paulo – SP, além de ser autor de diversos livros. É casado com Celiz Elaine e pai de cinco filhos: Rachel, Israel, Deborah, Daniel e Miriam. Seu primeiro e único neto chama-se David.

Desde 1988, atua em três ministérios: pastorado, produção literária e ensino bíblico e teológico. Pela Rádio Trans Mundial produz e apresenta programas bíblicos: “Rota 66” (vídeo e áudio), “A verdadeira espiritualidade”, “De volta às raízes”, “Conversando com Luiz Sayão” e “180 Graus”. É também palestrante nos eventos “Congresso RTM” e “A RTM na sua Igreja” e representante da Rádio Trans Mundial.

Mestre em língua hebraica, literatura e cultura judaica pela USP, lecionou hebraico bíblico e outras disciplinas correlatas no Seminário Servo de Cristo (São Paulo), na Faculdade Teológica Batista de São Paulo, no Seminário Teológico Young San e no Gordon-Conwell Theological Seminary, em Boston. De 2013 a 2017 foi diretor e professor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (Faculdade Batista do Rio de Janeiro).

Foi coordenador da tradução da Nova Versão Internacional da Bíblia (NVI), trabalhou como editor acadêmico das Edições Vida Nova e foi consultor teológico da Editora Vida. Também foi o coordenador exegético e responsável final pela versão da Bíblia Almeida 21 (Edições Vida Nova) e supervisor exegético da versão parafraseada da Bíblia A Mensagem (Editora Vida). Atuou também como consultor acadêmico da Editora Hagnos. Coordenou a Bíblia Brasileira de Estudos (Ed. Hagnos). Foi editor e criador dos projetos Novo Testamento Trilíngue, Novo Testamento Esperança, Bíblia de Estudo Esperança e Antigo Testamento Poliglota.

Recebeu o prêmio de personagem literária da Associação Brasileira de Editores Cristãos (ABEC), em 2003.

Sayão também tem atuado como conferencista teológico e pastoral no Brasil, e no exterior, falando para diversas igrejas e denominações. Realiza viagens com grupos que têm o desejo de se aprofundar no conhecimento bíblico, histórico e arqueológico nas terras bíblicas.