share on:

Img_IconeBaixar_680px

 

12 de outubro de 2017

Leitura Bíblica: Êxodo 2.1-10

Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo (Hb 11.24-25).

Você já considerou a importância de investir numa criança? Basta lembrar que uma criança abriga o potencial de uma vida inteira – para o bem e para o mal. A criação do menino Moisés teve um impacto permanente na vida dele. Nascido escravo e inicialmente condenado a morrer por um decreto do rei do Egito (confira em Êx 1), acabou sendo educado praticamente como parente do faraó. Recebeu uma instrução invejável e tornou-se uma das maiores figuras de toda a História.

Uma experiência gratificante aconteceu comigo durante um congresso em Belo Horizonte (MG), em 2004. Logo após o jantar, um homem grandalhão cruzou comigo, me encarou e perguntou: “O senhor não é o pastor Fulano?” Respondi-lhe que sim. Então ele declarou: “O que sou hoje, em parte devo ao senhor!” Como não entendi do que ele falava, contou-me como, na década de 70, eu passava na casa dele para levá-lo junto com outro menino à Escola Bíblica Dominical. Agora, em 2004, continuou, atuava como missionário na Áustria! Na verdade, eu não tinha mais do uma leve lembrança daquela época, mas sem dúvida alguma aquele encontro foi muito gratificante e marcante para mim.

O sábio autor de Provérbios recomenda: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Pv 22.6). Mesmo que isso não seja propriamente uma promessa, até mesmo o bom senso puramente humano concorda que faz sentido. É por isso que o ser humano vai para escola nessa fase da vida: é momento em que melhor absorve o que lhe é ensinado.
Portanto, não deixe de investir na vida das crianças: é sua melhor chance de lhes transmitir conhecimentos e princípios de real valor – e isso vale principalmente para aqueles extraídos da Bíblia. – MM


O investimento na educação das crianças é o que tem a melhor taxa de retorno.