share on:

Img_IconeBaixar_680px

 

19 de junho de 2017

Leitura Bíblica: Eclesiastes 10.1-3

Aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! (1Co 10.12)

O livro de Eclesiastes diz muitas coisas a respeito da sabedoria. Em especial o capítulo 10 traz grandes ensinamentos a respeito de como viver uma vida sábia. Para falar sobre isso, ele começa fazendo um alerta: uma pequena insensatez tem mais impacto que muita sabedoria e honra. Você pode construir um bom nome ao longo de vários anos por suas atitudes sábias, mas basta uma pequena insensatez para que tudo venha a desmoronar. Para explicar isso, o autor do texto lido oferece uma comparação logo no primeiro versículo, em que fala sobre como uma mosca morta é capaz de estragar um vidro de perfume.

Sabedoria é sinônimo de poder. Sua força é maior do que armas de guerra, seu valor maior que o do dinheiro, mas pode ser destruída por um pequeno deslize, uma pequena insensatez. Este mesmo princípio é ensinado no Novo Testamento quando diz que um pouco de fermento leveda toda a massa (1Co 5.6).

Da mesma maneira que não custa muito estragar um bom unguento, também não custa muito arruinar um bom nome. Insensatez pesa. A ideia de “peso” aponta para a importância de algo. Uma pequena insensatez tem mais impacto que muita sabedoria e honra. Isso nos faz lembrar o que diz Paulo no versículo em destaque: aquele que pensa estar de pé tenha cuidado. Sempre precisamos ter humildade. Quem se sente muito seguro pode estar a caminho da soberba e, consequentemente, perto da queda. A humildade antecede a honra. Só quando nos mantemos humildes e constantemente buscando a sabedoria podemos permanecer firmes no caminho de Deus.

Viver com sabedoria não é uma tarefa fácil. Requer habilidade e dependência de Deus. Isso só poderá acontecer na vida daquele que segue cada dia no temor do Senhor. – HSG

Faça sempre o que você sabe que deve ser feito, seguindo os princípios de Deus.