share on:

Img_IconeBaixar_680px

 

13 de fevereiro de 2018

Leitura Bíblica: 1 Tessalonicenses 4.1-12

Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus… Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais (1Ts 4.1).

Cada pessoa sofre a influência do mundo em que vive. A forma como isso acontece muda com o tempo e o lugar, mas jamais deixa de existir. Cem anos atrás, ninguém sabia o que era televisão, celular e internet, mas conhecia-se o teatro e o cabaré. Da mesma forma, cada indivíduo tem a oportunidade de influenciar o seu entorno com suas palavras e comportamentos.

A sociedade grega, em que os tessalonicenses viviam, era muito liberal em sua vida sexual, inclusive nos templos, que promoviam prostituição em honra aos ídolos. Assim, para o cristão, principalmente o novo convertido, podia ser muito difícil seguir os padrões de Deus. O leitor poderá pensar: “Já vi esse filme”. De fato, a situação no Brasil não é diferente. Vemos isso com especial clareza nesses dias de Carnaval.

No entanto, o cristão precisa ficar atento ao seu modo de viver. Seu objetivo precisa ser sempre agradar a Deus. Na leitura bíblica, Paulo reconhece que os seus leitores estavam buscando isso, mas diz que deveriam crescer nesse objetivo. Apesar de a luta contra a maioria ser muito dura, é preciso ficar firme. Acomodar-se seria como baixar as armas no meio da batalha: não é descansar, é arriscar-se, e muito! Às vezes, cedemos à pressão à nossa volta em coisas aparentemente pequenas, achando que o prejuízo – se houver – será facilmente recuperado. No entanto, quem cede um pouco hoje facilmente cederá mais um pouco amanhã, até perder o controle.

O grande ideal que Paulo recomenda aos tessalonicenses é que influenciem seu entorno com seu amor e sua conduta irrepreensível, em vez de se deixarem influenciar por ele. E essa recomendação continua valendo até hoje, sejam os desafios atuais parecidos ou não com os daquela época. – MJT

A boa influência começa já nos menores gestos – não descuide deles!