share on:

Russell Shedd | 1929 – 2016

Russell Shedd nasceu em Aiquile, pequena cidade boliviana, no ano de 1929, onde seus pais, Leslie Martin e Della Johnston eram missionários entre os índios.

Aos cinco anos Shedd esteve pela primeira vez nos Estados Unidos, onde completou seus estudos e graduou-se em teologia pela Wheaton College. Diplomou-se Ph.D. em Novo Testamento pela Universidade de Edimburgo, na Escócia.

De volta aos EUA, serviu durante cerca de um ano como pastor interino e logo foi aceito como missionário pela Missão Batista Conservadora, indo trabalhar em Portugal por um curto período.

Tansferiu-se definitivamente para o Brasil em 1962, estabelecendo-se em São Paulo, onde continuou as Edições Vida Nova que havia iniciado em Portugal com Arthur Brown. Começou, ainda a lecionar na Faculdade Teológica Batista de São Paulo.

Em 1957, casou-se com Patrícia, com quem teve 5 filhos: Timothy, Nathanael, Pedro, Helen e Joy.

Shedd foi Presidente Emeríto da Vida Nova e consultor da Shedd Publicações. Viajou pelo Brasil e exterior ministrando em conferências, igrejas, seminários e faculdades de Teologia. Pertenceu nos últimos anos à Igreja Bíblica Evangélica da Comunhão.

Foi autor de vários livros, entre eles:

A Justiça Social e a Interpretação da Bíblia, Disciplina na Igreja, Pecados e Pecadinhos, que está sendo apresentado atualmente na Rádio Trans Mundial. A Escatologia do Novo Testamento, A Solidariedade da Raça, Justificação, A Oração e o Preparo de Líderes Cristãos, Fundamentos Bíblicos da Evangelização, Teologia do Desperdício, Criação e Graça: reflexão sobre as revelações de Deus, todos publicados pelas Edições Vida Nova ou pela Shedd Publicações.

Além disso, foi editor responsável pelos comentários da Bíblia Shedd e Bíblia Vida Nova.

Foi membro da comissão de tradutores para o português brasileiro da Bíblia NVI (Nova Versão Internacional), uma das mais reconhecidas traduções protestantes da Bíblia em português.