Dia Mundial de Combate à Obesidade

share on:

11/10/2017 – FIQUE POR DENTRO

A cada 5 brasileiros, um está obeso. Mais da metade da população está acima do peso. O país que até pouco tempo lutava para combater a fome e a desnutrição, agora precisa conter a obesidade.

Indicadores apresentados em abril deste ano pelo Ministério da Saúde mostram que, nos últimos 10 anos, a prevalência da obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11,8 em 2006 para 18,9 por cento em 2016. Especialistas ouvidos pela BBC Brasil atribuem o aumento de peso dos brasileiros a fatores econômicos e culturais, mas também genéticos e hormonais.

E hoje, 11 de outubro é o Dia Mundial de Combate à Obesidade. A data foi criada para reforçar a necessidade de ações emergenciais e eficazes para conter o aumento do excesso de peso entre crianças, jovens, adultos e idosos.


Entrevista com a endocrinologista, Maria Edna de Melo. Ela fala sobre obesidade. Confira:

 



O que significa A.G.U?

Criada a partir da lei complementar número 63, no dia 10 de fevereiro de 1993, as funções da Advocacia-Geral da União estão previstas de acordo com o artigo 131 da Constituição Federal de 1988.

Dessa forma, A.G.U é a sigla de Advocacia-Geral da União. Essa é uma instituição pública que visa assessorar e representar juridicamente o poder executivo.

Resumidamente, a A.G.U como advogado da União, assim como das suas Autarquias e Fundações. O presidente da República, por exemplo, é representado judicialmente pela Advocacia-Geral da União como chefe máximo do Poder Executivo

Cresce número de casos de Hepatite A em São Paulo

A Hepatite A teve um aumento de 708% em São Paulo. Em 2016, foram registrados 64 casos na capital, e nenhuma morte. Neste ano, já foram registrados 517 casos, e 2 mortes. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.

A maioria dos casos, 80%, são homens de 18 a 39 anos que adquiriram a doença através de contato sexual sem proteção.

No ano passo, a Europa teve um surto da doença com a transmissão principalmente por via sexual. Mas aqui, os especialistas também alertam para as condições sanitárias.

A doença é uma infecção no fígado. Os sintomas são febre, dor no corpo, dor na barriga, náusea, mal estar, e a pessoa fica amarelada depois de um tempo. O tratamento é, basicamente, repouso e a doença tem cura em 99% dos casos.


Apenas 4%!

Em 2013, o Prêmio Nobel de Física foi para Peter Higgs e François Englert, descobridores do chamado bóson de Higgs. Trate-se de uma teoria de 50 anos atrás, que só pode ser comprovada recentemente através do Acelerador de Partículas CERN, construído nos territórios Suíço e Francês. O bóson de Higgs era uma peça faltante no quebra-cabeça da física, possibilitando a compreensão mais apurada da formação do Universo.

A comprovação da teoria do bóson de Higgs tem sido comparada por alguns cientistas à descoberta do DNA, enquanto outros a comparam com as teorias de Isaac Newton sobre a gravidade.

O interessante em toda essa história é o fato de que com todos os avanços da ciência, dos quais a descoberta do bóson de Higgs é um memorável exemplo, os cientistas agora tem a compreensão de 4% do Universo. Os outros 96% continuam desconhecidos.

Isso nos faz considerar com maior atenção a revelação bíblica que diz que Deus é o criador do Universo. Deus criou o Universo do qual o ser humano, com todo o seu avanço científico e tecnológico, só consegue compreender 4%. Além de ser o criador de tudo, a Bíblia ainda mostra que Deus é quem mantém tudo isso funcionando. Ele é o sustentador de todo o Universo.

O mais incrível é saber que esse mesmo Deus é pessoal, amoroso e se preocupa com todos os aspectos de nossa vida.

Por: Israel Mazzacorati