share on:

Img_IconeBaixar_680px

 

12 de janeiro de 2018

Leitura Bíblica: 2 Crônicas 15.1-15

Busquem o Senhor enquanto é possível achá–lo (Is 55.6a).

Q uando os judeus retornaram do exílio na Babilônia, eram um povo sem rei. Os únicos que podiam dar algum direcionamento eram os sacerdotes, levitas e profetas, que teriam de instruí-los novamente a respeito de suas raízes históricas, sua relação com o Senhor e seu papel como povo de Deus. Nesse contexto foram escritos os livros de Crônicas. O autor queria reanimar os judeus, confirmar-lhes o controle soberano de Deus sobre toda a história humana e especialmente sobre o passado de Israel. Também precisavam ser encorajados a reconstruir a sociedade com base nas antigas leis divinas dadas aos patriarcas e ao grande legislador Moisés. Por isso, o cronista concentrou-se em recordar e estudar os antigos dias de prosperidade do reino, para que a fé no Deus que fizera promessas maravilhosas ao seu povo ajudasse aquela geração que havia ficado décadas fora de sua terra.

Assim, ele dá ênfase especial ao conceito de “buscar o Senhor”. Só no texto da leitura bíblica de hoje, essa expressão aparece cinco vezes (no livro inteiro, são vinte referências!). Primeiro o profeta Azarias apresenta uma promessa da parte de Deus: “Se o buscarem, ele deixará que o encontrem” (v.2a). Depois ele conta como isso já tinha acontecido no passado distante (v.4), para então registrar que tanto o rei Asa quanto o povo de sua época seguiram essa recomendação (vs.12,13). Por fim, o relato mostra que Deus cumpriu sua promessa também neste caso (v.15).

É encorajador ver como Deus prova sua fidelidade vez após vez. Isso aparece não só nos relatos de 1 e 2 Crônicas, mas na Bíblia inteira, como por exemplo no versículo em destaque. Deus quer ter um relacionamento conosco, e não se esconde quando o procuramos com o coração sincero. Antes, ele se revela e cumpre todas as promessas que fez. – INS

Deus quer e até nos encoraja a experimentar suas promessas: “Provem, e vejam como o Senhor é bom” (Sl 34.8a).