share on:

Todos os dias milhares de pessoas ao redor do mundo experimentam um sentimento em comum: o medo! Medo da violência, do fracasso, de casar, de ficar solteiro, de engordar, de enlouquecer, de perder o emprego, de adoecer e até de morrer. A lista de medos é extensa e variada. Não importa qual seja o medo que nos atormenta, ele sempre rouba o melhor de nós e da vida. Quantas oportunidades perdemos por darmos lugar a esse sentimento tão negativo! Quanto deixamos de viver e amar em nome do medo!

Os discípulos de Jesus também sentiram medo. Certa vez, Jesus os convidou para atravessarem o mar da Galileia. Durante a viagem um forte vendaval se levantou e ondas se lançavam sobre o barco. A tempestade era tão forte que enchia o barco de água. Naturalmente os discípulos ficaram extremamente agitados e pensavam que iriam morrer. Mas, imagine só, em meio a toda essa agitação, Jesus dormia! Seus discípulos inconformados com a tranquilidade de Jesus resolveram acordá-lo e perguntaram “Mestre, não te importas que morramos?” O que eles estavam dizendo de verdade era: “O Senhor não se importa com o que possa nos acontecer?” Não é assim que nos sentimos quando passamos pelo medo? Parece que Deus não se importa conosco! Contudo, esse não foi o fim da história.  O relato nos diz que ao ouvir essa pergunta Jesus imediatamente se levantou e revelou seu poder e amor ao repreender o vento e a dizer ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se!” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Depois de aquietar o mar e os ventos Jesus perguntou aos seus discípulos “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?” Os discípulos então ficaram apavorados e admirados ao perceberem que até o vento e o mar obedeciam a Jesus.

Em alguns momentos os ventos sopram forte e há tormenta no mar da nossa vida. Nenhum barco que fica no mar por muitos anos escapa disso. Nossas vidas são pequenos barcos num majestoso mar. Quando olhamos para a imensidão do oceano admiramos sua beleza e grandeza e ao mesmo tempo tememos seus mistérios. O nosso Deus conhece o mar da vida e o barco que representa cada uma de nós! Ele sabe como nos conduzir e é o único que pode acalmar a tempestade. E Ele nos diz: “Aquietai-vos e sabeis que eu Sou Deus!” Jesus é Deus Emanuel! Deus presente conosco em todas as horas do dia e da noite! Do que você tem medo?

Susie Pek – Coordenadora Mulheres de Esperança RTM Brasil & América Latina