share on:

Ah, o passado… ele é parte da nossa história. Cada vivência nos transforma de alguma maneira e, todas, são fragmentos de quem somos. A história é feita de fatos reais e não de desejos utópicos, o que significa que nosso passado é feito de memórias repletas de acertos e erros, experiências boas e ruins, angústias e alegrias. E tudo isso junto contribui para nos moldar.  É intrigante pensar que o passado, o tempo que se transforma em memória, é um sujeito curioso. Ele já não existe mais, mas continua a nos impactar.

A história de cada um de nós é rica em detalhes, expectativas e realidades, encontros e desencontros, conquistas e perdas. Não dá pra desvivermos, nem mudarmos o que passou.  Entretanto, o passado é a nossa história, mas não nossa morada atual e nem final. Com ele aprendemos lições incríveis e, à medida que aprendemos, vamos nos transformando e mudando o presente, para que as memórias que estão sendo construídas hoje, contem uma história linda amanhã.

Tenham cuidado com a maneira que vocês vivem, que não seja como insensatos, mas como sábios, é o que diz em Efésios 5. Gosto desse alerta, pois é essencial lembrarmos sempre do conceito de que, a maneira que vivemos o hoje, vai afetar diretamente o nosso amanhã, ou quem sabe, os anos seguintes das nossas vidas.  Por isso, manter esse verso em mente é tão importante. Cabe também saber qual o nosso objetivo de vida, ou melhor: Para quem estamos vivendo? Quando vivemos para o Senhor, desejamos que as palavras da nossa boca e a meditação do nosso coração sejam agradáveis a Ele, nossa Rocha e Resgatador! E tudo muda na maneira que escrevemos nossa história! Mas, ainda que façamos bobagens, podemos pedir perdão e deixar o passado para trás e seguirmos o exemplo de Paulo,  como está relatado lá em Filipenses 3, a gente esquece das coisas que ficaram para trás e avança para as que estão adiante, prosseguindo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. É lindo sabermos que o tempo, que se transformou em memória, traz lições e revelações de quem Deus é. Mais lindo ainda é aceitar o convite que o próprio Deus nos faz: “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.” Isaías 43:18,19.  Que Deus abençoe você!

No amor do Senhor,

Susie Pek – Coordenadora do Mulheres de Esperança RTM Brasil, América Latina & Caribe