share on:

Se tem uma coisa que é democrática na vida é o tempo! Ninguém tem nem mais nem menos tempo que ninguém. Cada um de nós tem 1440 minutos por dia, 168 horas por semana. Todos temos em cada dia, a mesma quantidade de tempo que os outros. Cada um de nós tem todo o tempo que existe.  O que muda de pessoa para pessoa é como fazemos o uso desse tempo.  As formas de uso são as mais variadas possíveis e estão alinhadas com nossas prioridades.  Você já parou para pensar que a motivação por trás de suas ações revela quais são suas prioridades?

Talvez, você nunca tenha enxergado as coisas por esse prisma, mas se você fizer uma análise mais profunda do que está por trás de suas escolhas diárias, você vai descobrir o que mais importa para você. Quem sabe seja relacionamentos, talvez o trabalho ou até mesmo descanso. Cada um tem sua própria prioridade. E todos nós lidamos com questões urgentes e importantes e precisamos dar conta delas, mesmo que não estejam de acordo com nossas prioridades. Por isso é essencial administrar nossas horas e minutos. Lembrando que há tempo para todas as coisas. Ninguém gosta de perder tempo, a moeda mais cara do mundo! Mas o que exatamente é “perda de tempo”? Penso que qualquer coisa que fazemos pode ser perda de tempo se não trouxer benefício para ninguém.

E esse tal de tempo pode ser tão traiçoeiro! Muitas vezes olhamos pra trás e nos perguntamos onde o tempo foi parar? E tantas outras, percebemos que o tempo passou e que nós simplesmente deixamos que ele escorresse pelas nossas mãos, sem que realizássemos nossos sonhos ou que alcançássemos os nossos objetivos. É preciso saber viver e viver com intensidade e propósito. O salmista já sabia disso e orava: “Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria” Precisamos aprender a contar e valorizar os nossos dias. Viver com propósito e intensidade, aproveitando as oportunidades que Deus nos oferece diariamente em diversas áreas de nossa vida. Esse processo pode significar que tenhamos que mudar nossos planos e rever nossas prioridades. Cada novo dia é um novo aprendizado. E à medida que o Senhor vai nos ensinando a viver e a administrar nosso tempo, vamos aprendendo a descansar, sabendo que tudo tem seu tempo e que podemos descansar naquele que cuida de nós. “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” 1 Pedro 5.7

No amor do Senhor,

Susie Pek – Coordenadora do Mulheres de Esperança RTM Brasil & América Latina