share on:

Você lembra da musiquinha antiga que dizia assim: “O pensamento parece uma coisa à toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar?” Não é incrível que algumas linhas de uma simples canção consigam traduzir tão bem um pouco do nosso universo? Começamos a pensar sobre um assunto que logo nos leva a outro e quando nos damos conta viajamos pelo espaço e tempo. Num piscar de olhos vamos do sofá da nossa casa até a lua.

O pensamento, que parece uma coisa à toa, é poderoso. Nossas ações começam com eles. Nossas emoções também. Somos capazes de rir até doer a barriga ou chorar copiosamente como fruto do que pensamos. Você já se deu conta disso? E você já tentou entender os motivos por trás de suas ações? Tudo começa com nossa mente. A maneira que pensamos é influenciada pelas nossas referências e valores. Já o nosso comportamento é influenciado pelos nossos pensamentos e, finalmente, nossas escolhas e ações são influenciadas por tudo isso. Assim, fica fácil perceber que é de extrema importância termos referências e valores bons. Quando os dois são bons conseguimos passar pela vida com mais equilíbrio.

Nossa mente é um grande tesouro, mas também é nosso campo de batalha e por isso ela merece toda a nossa atenção. Os cuidados com a nossa mente começam com o que deixamos entrar, e, principalmente, com o que deixamos permanecer nela. O que permanece pode apresentar grandes problemas. Quantas vezes nutrimos pensamentos fantasiosos e torturantes! Por isso, de tempos em tempos, precisamos fazer uma bela faxina mental capaz de purificar os cantinhos mais difíceis. Assim como a faxina na casa, a limpeza profunda da mente exige determinação e coragem. Começamos examinando as partes mais gerais, vendo se nossos pensamentos correspondem à realidade e se estão nos fazendo bem. Tudo o que não se encaixa nessa lista deve ser esfregado e completamente banido de nossa mente. Depois, damos uma investigada mais profunda nos cantinhos escondidos para entender o que nos levar a termos ações indesejadas e irritantes. Esses cantinhos normalmente escondem referências antigas e negativas….  Aquelas referências de longa data, que apesar de não serem boas, já encontraram raízes em nossos pensamentos.

Para uma limpeza eficaz, precisamos manter em mente Romanos 12:2, que diz: “Não se amoldem ao padrão desse mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Renovamos nossa mente trocando valores duvidosos por valores poderosos. O desejo de vingança dá lugar ao perdão, a mentira dá espaço a verdade falada em amor, a tentação de manter pensamentos destrutivos é vencida pela verdade de que Jesus veio dar vida em abundância, e assim por diante. E, claro que como toda boa limpeza requer os produtos indicados, nossa faxina mental conta com a palavra de Deus que é viva e eficaz, nos dirige, nos ensina e nos apresenta as melhores referências e valores. Você tem cuidado bem de sua mente?

No amor do Senhor,

Susie Pek – Coordenadora do Mulheres de Esperança RTM Brasil & América Latina