share on:

Você é ligado em voz? Eu sou. É apaixonante pensar que a voz é abstrata, mas absolutamente concreta, pois por meio dela descobrimos um pouco do mundo de cada pessoa. Além disso, a voz cria laços profundos. Quando a gente não conhece a pessoa, a gente pode achar sua voz muito estridente, muito grave, enjoada, irritante, intrigante ou até mesmo agradável, mas quando a gente conhece a pessoa a voz toma outra dimensão.

Se o relacionamento é ruim, ouvir a voz daquela pessoa pode gerar tensão e até o desejo de se esconder. Em compensação, se o relacionamento é bom, recheado de amor e respeito, ouvir a voz da pessoa é um refrigério para nós.  Ela nos faz sorrir, sonhar, chorar de emoção, diminui a saudade, nos acalma nos dias de chateação, dá um ânimo quando bate a deprê, simplesmente porque a voz é a expressão de quem a pessoa é e de tudo o que ela representa para nós. Todos os dias somos expostos a vozes de todos os tipos. Algumas nos dão paz, outras são capazes de nos atordoar. Em meio a tantos sons precisamos filtrar o que e quem vamos ouvir.

O salmo 29 diz que a voz do Senhor é poderosa e majestosa! Essa afirmação mexe comigo, porque a voz do Senhor faz tremer o deserto. Que voz extraordinária! E é tremendo saber que esta voz está disponível para nós. Gosto tanto quando Jesus se apresenta como o bom pastor e diz que as ovelhas ouvem a sua voz e o seguem, porque o reconhecem. Não sei se você já teve a oportunidade de ver um pastor ou dono de ovelhas chamá-las, mas é algo impressionante. Elas atendem ao chamado daquela voz imediatamente! A sensação que tenho é que ficam entusiasmadas, pois reconhecem a sua voz e sabem que tem coisa boa pra elas. Em compensação, quando um estranho chama, elas simplesmente não têm reação alguma, pois não reconhecem aquela voz e nem se deixam levar por ela. Quando caminhamos com o Senhor e passamos tempo com ele por meio da leitura da palavra, da oração, dos estudos bíblicos, aprendemos a ouvir e conhecer o nosso bom Pastor e a reconhecer a sua voz que é a mais doce, mais segura e mais importante de todas.  A voz que nos traz alegria e direção todos os dias.  Em João 10.14-15 Jesus diz: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem; assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.” Jesus nos convida a nos achegarmos a ele, ainda que estejamos cansados e sobrecarregados por conta de tantas vozes… Ele nos dará descanso!

No amor do Senhor,

Susie Pek – Coordenadora do Mulheres de Esperança RTM Brasil, América Latina & Caribe