share on:

Você já teve a experiência de alguém, próximo a você, saber exatamente o que você está pensando só de olhar para você? Acredito que todas nós já tenhamos passado por isso. Esse tipo de situação é fruto de um relacionamento profundo construído ao longo de anos de convivência, conversas honestas, trocas de confidências e momentos de vulnerabilidade mútua.  A certeza de que alguém te conhece a ponto de saber o que você está pensando desperta diversas reações.  Às vezes, evitamos a troca de olhares, porque não queremos que nossos pensamentos mais profundos sejam percebidos por mais ninguém. Já em algumas ocasiões, nos sentimos amadas por saber que alguém nos enxerga! Como é precioso sabermos que alguém nos percebe intimamente.

Inevitavelmente penso no texto do salmo 139. Você lembra dessa passagem? Ela diz o seguinte: “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim. Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir. Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz.” Esse trecho me fascina! O Deus todo poderoso, o criador do universo me vê. É impossível fugir desse olhar profundo. Não dá pra evitar olhares e nem tem pra onde correr! Não é maravilhoso isso? A ideia de que Deus sabe tudo o que penso, conhece todos os meus caminhos, me traz segurança, proteção e descanso. Posso ser completamente honesta com Ele, porque Ele já sabe o que estou sentindo e pensando! Como é bom saber que estou sempre acompanhada pelo Deus que me vê. 

O salmista continua a descrever como essa verdade enche seu coração, e afirma: “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir!”

Deus te viu quando você estava sendo formada e entretecida. Ele te vê hoje! Ele conhece a sua situação, a sua dor, a sua preocupação e ele convida você a se achegar a Ele: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” (Mateus 11.28) Ele é refúgio e torre forte para todos os que nele se refugiam!

No amor do Senhor,

Susie Pek – Coordenadora do Mulheres de Esperança RTM Brasil, América Latina & Caribe