share on:

A vida acontece e constantemente nos deparamos com questões que fogem ao nosso controle. Os problemas chegam, um a um, e se acumulam, nos deixando sem saber o que pensar e como agir. Nosso maior desejo é que essa fase passe logo e a vida volte a nos fazer sorrir. Tentamos montar o quebra-cabeça da nossa vida, que em momentos como esses, não faz sentido nenhum. Nossos dias ficam repletos de incertezas, inseguranças e angústias. Talvez, nunca tenhamos vivido um tempo de tantos questionamentos coletivos quanto agora. Sabemos que diariamente o cenário mundial está mudando e percebemos que não temos controle. Podemos e devemos fazer a nossa parte, entretanto, sabemos que não há respostas fáceis. O coração dispara e a mente vai longe.

Nesse vale sombrio que estamos atravessando, assim como em outras épocas de nossas vidas, é provável que façamos das palavras do salmista as nossas: “Sinto-me muito fraco e totalmente esmagado; meu coração geme de angústia. Senhor, diante de Ti estão todos os meus anseios; o meu suspiro não te é oculto. Meu coração palpita, as forças me faltam; até a luz dos meus olhos se foi.” Vales sombrios fazem parte da vida, alguns longos, outros curtos, alguns mais escuros, outros mais iluminados…. Não importa qual tipo, sempre nos sentimos inseguros, o que nos leva a dizer: ‘diante de Ti estão todos os meus anseios e o meu suspiro não te é oculto’.

O conforto em meio a tudo isso é saber que não atravessamos vale nenhum sozinhos, o Senhor é conosco. E, tão preciosa quanto a presença do Senhor, é a certeza de que Ele está no absoluto controle de tudo. Os vales têm seus propósitos. Cada uma das nossas aflições nos leva à uma busca maior de Deus e à um relacionamento mais íntimo com Ele. A bíblia nos conta sobre pessoas e reinos que atravessaram crises sombrias e experimentaram a direção segura de Deus. O Senhor trabalha em todas as coisas para o nosso bem, para que cresçamos à imagem de Jesus. Ao longo do caminho vamos provando e vendo que o Senhor é bom e que felizes são todos os que confiam nele. O nosso bondoso Deus está no controle das nossas vidas. “O Senhor é justo em todos os seus caminhos e é bondoso em tudo o que faz.” (Salmo 145. 17)

No amor do Senhor,

Susie Pek – Coordenadora do Mulheres de Esperança RTM Brasil & América Latina