share on:

Cresci ouvindo vários ditados e citações que ressoam comigo até hoje. Por muitos anos também ouvi de uma amiga uma frase que, particularmente no último mês, tem me levado a uma profunda reflexão: “Você tem escolha. Você pode fazer uma escolha boa ou ruim, mas você sempre tem uma escolha!”

Escolhas fazem parte da nossa vida. A gente pode até não perceber, mas diariamente tomamos diversas pequenas decisões. Elas começam antes do amanhecer quando decidimos o horário que vamos acordar, depois decidimos em que ordem vamos fazer as coisas. Se vamos tomar banho primeiro ou se vamos preparar café, ou, se é melhor acordar a criançada, porque assim enquanto elas se arrumam, nós preparamos o café e cuidamos dos outros detalhes para que tudo funcione bem.  Quando chegamos no trabalho planejamos nosso dia de acordo com as prioridades e iniciamos nossas tarefas de acordo com sua urgência ou importância, não é mais ou menos assim que as coisas acontecem? Então, apesar de não conhecer sua rotina estou certa de uma coisa: você não passa um dia sequer sem ter que fazer algum tipo de escolha. Por isso gosto da frase da minha amiga. Sempre temos escolha… mas, será que estamos escolhendo bem?

A bíblia nos conta sobre escolhas incríveis. José escolheu ver todos os acontecimentos de sua vida como soberania de Deus e afirmou: “Assim, não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus” (Gen. 45.8 a). Josué decidiu que ele e sua família serviriam ao Senhor. Os discípulos escolheram deixar tudo para trás para seguir a Jesus. Essas decisões me inspiram. Todas tiveram impactos profundos não apenas nas vidas pessoais de cada um deles, como na de todos ao seu redor e em nós hoje. O poder da escolha é maravilhoso e assustador. Toda decisão tem um impacto, uma consequência.

Diariamente Jesus nos convida a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e
a não nos preocuparmos com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”. (Mateus 6:33,34) Podemos escolher viver sabiamente um dia por vez e a nos apropriamos de sua graça para lidar com cada novo desafio. Que nossa escolha hoje seja: “Não andar ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentarmos nossos pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os nossos corações e as nossas mentes em Cristo Jesus” (Fil. 4.6-7)

No amor de Jesus,

Susie Pek – Coordenadora do Mulheres de Esperança RTM  Brasil & América Latina