share on:

 “Um sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores!” – Mário Quintana

E não é verdade que um sorriso muda tudo? Muda o semblante da pessoa, muda a maneira que as pessoas reagem com o doador do sorriso e muda até o tom das conversas mais difíceis. Parece que quando sorriem para gente, até o dia mais cinzento ganha uns raios de sol. Nada como cruzar com amigos cheios daquela alegria que contagia!

Mas, tem dias que as coisas parecem tão pesadas. Dá impressão de que tem uma nuvem com uma forte tempestade sobre nossas cabeças e que nos acompanha por onde quer que a gente vá. Nessa fase, a ideia de sorrir parece tão distante e o versículo de Provérbios 17.22 faz muito sentido: “O coração alegre é como bom remédio, mas, o espírito abatido enfraquece até os ossos.” Ah, como o abatimento do coração parece tomar conta do corpo todo! E como é ruim viver esse momento! Por outro lado, esse incômodo nos leva a uma busca mais profunda. É bom ser contagiada pela alegria dos outros, mas melhor ainda é quando ela brota de dentro de nós: a alegria do Senhor é a nossa força! E no momento de abatimento é para Ele que voltamos os olhos mais uma vez, clamando por sua alegria e força.

Podemos nos alegrar em quem Deus é, naquilo que Ele fez e faz por nós. O autor do universo é nosso amigo e se alegra em passar tempo conosco e responder às nossas perguntas. Você lembra da beleza do Salmo 16? Veja só que coisa mais linda: “Bendirei o Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina! Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado. Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranquilo, porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição. Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.”  Nesse salmo Davi reafirma sua segurança na direção do Senhor para sua vida, mesmo durante a noite; ele declara que o Senhor está sempre com ele. E encerra com chave de ouro declarando que o Senhor revela pra ele a vereda da vida e a plenitude de alegria em sua presença. Há plenitude de alegria na presença de Jesus! Que essa verdade te faça sorrir!

No amor do Senhor,

Susie Pek – Coordenadora do Mulheres de Esperança RTM Brasil & América Latina