share on:

Img_IconeBaixar_680px

14 de fevereiro de 2018

Leitura Bíblica: Números 10.1-10

Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz (Jo 8.47a).
Será que a rotina dos israelitas no deserto era barulhenta? Afora os barulhos dos animais e das crianças, eles não tinham de ouvir ônibus, trens, carros, aviões, fogos de artifício… Talvez para eles fosse mais fácil perceber quando as cornetas mencionadas no texto de hoje eram tocadas. De qualquer forma, tinham de ficar atentos ao número de toques para decifrar o que Deus queria dizer. A corneta funcionava como um meio de comunicação entre Deus e Israel.

No mundo barulhento em que vivemos, nem sempre conseguimos ouvir os “toques” de Deus – por meio de sua Palavra, do Espírito Santo, das circunstâncias da vida. Às vezes, ele quer nos convocar a segui-lo (“partir”); em outras, quer que seus filhos se reúnam para ouvir suas instruções em “assembleia”. Em nosso caso, devido aos tantos afazeres cotidianos e ruídos ao redor, é preciso ainda mais atenção para distinguir sua voz e compreender sua mensagem. Em meio às nossas lutas diárias, podemos pedir a ajuda de Deus – não com uma corneta, mas por meio da oração. O melhor de tudo é que ele sempre está atento às nossas necessidades e conhece o que precisamos antes mesmo de pedirmos. Além disso, também não é preciso chamar sua atenção quando lhe prestamos culto – ele ouve bem o nosso louvor! Na verdade, a corneta usada pelo povo não servia para “despertar” Deus, que nunca dorme nem fica distraído, mas para que os israelitas tivessem noção da necessidade de depender dele e a consciência de que só venceriam se o Senhor estivesse com eles!

Como está sua comunicação com Deus? Você tem tido sensibilidade para ouvir sua voz? Conversa com ele? Hoje não precisamos de cornetas: temos a oração, o Espírito Santo, a Bíblia e também pessoas consagradas ao nosso redor para nos ajudar a compreender o que Deus quer. Usemos estes meios de comunicação sem permitir que qualquer barulho atrapalhe nosso diálogo com Deus! – VWR

Não deixe que os ruídos ao seu redor impeçam você de ouvir a voz de Deus.